reduzir custos na empresa

Como reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa?

Powered by Rock Convert

Aumentar a produtividade e reduzir custos na empresa são iniciativas que impactam diretamente a saúde financeira do negócio. Afinal de contas, a partir do momento em que se gasta menos na operação do empreendimento, ao mesmo tempo em que mais tarefas são realizadas dentro do mesmo intervalo, a lucratividade aumenta. Essa é uma grande oportunidade de fazer um estabelecimento crescer.

Mas o que fazer para diminuir os gastos? É preciso estudar onde há espaço para otimizar as despesas. A conta de luz, por exemplo, costuma ser uma das despesas fixas mais altas das empresas, com exceção daquelas que contam com um sistema fotovoltaico para a geração de energia solar. Já quando o assunto é tornar uma organização mais produtiva, o foco deve ser os seus recursos humanos. Leia este post e conheça mais dicas para gastar menos e ganhar mais!

Tenha processos definidos

Um funcionário produtivo é aquele que consegue fazer mais atividades em menos tempo, sem que a qualidade do serviço seja perdida. Quando os processos são padronizados, fica muito mais fácil realizar o acompanhamento das etapas produtivas. Isso permite que possíveis erros e falhas sejam eliminados. Como consequência, a qualidade e o desempenho dos trabalhadores não serão comprometidos.

Quando uma empresa tem seus padrões, procedimentos, práticas e prioridades a serem seguidos, os objetivos e as metas traçados são atingidos com muito mais agilidade, seguindo o planejamento feito.

É muito importante que todos os profissionais da empresa estejam engajados em busca do mesmo propósito. Cada um deles deve ter consciência das tarefas realizadas, de modo a otimizar suas atribuições e atender a todas as demandas mais rápido.

Portanto, o gestor precisa se dedicar ao mapeamento e à organização dos processos, pois isso impactará diretamente na coordenação do fluxo de trabalho corporativo. A produtividade da equipe depende da gestão do tempo desses colaboradores.

Por exemplo, quando falamos em administração financeira, a estruturação dos procedimentos relativos às finanças traz vários benefícios. Uma dessas vantagens é a orientação das tarefas imprescindíveis para que o negócio mantenha as portas abertas e garanta uma saúde financeira forte no curto, no médio e no longo prazo.

Use a tecnologia para otimizar tarefas

Não dá para negar que a tecnologia trouxe muito mais eficiência e facilidade para a rotina do ser humano. E, no âmbito empresarial, não é diferente. Os avanços tecnológicos trazem novas possibilidades para os profissionais se capacitarem, desenvolverem-se e aprenderem. Além do mais, o progresso da ciência é um grande aliado dos que buscam melhorar a produtividade no trabalho.

A tecnologia funciona a favor do desempenho mais produtivo nos negócios ao potencializar o controle e a segurança das operações. Os dispositivos móveis, por exemplo, proporcionam mobilidade, para que programas possam ser acessados de qualquer lugar. Assim, um colaborador pode realizar suas funções mesmo quando não está no escritório.

As diversas ferramentas que estão à disposição no mercado amparam os mais diferentes objetivos e as necessidades das empresas. Você pode contratar softwares que funcionam na nuvem, aplicativos de gestão, fazer reuniões por videoconferência, entre outras possibilidades.

Só não se esqueça de que é fundamental providenciar o treinamento de todos os funcionários da companhia, para que cada um deles saiba fazer uso das plataformas e dos dispositivos que aumentarão a produtividade do time.

Revise contratos com fornecedores e renegocie

Examine a sua relação de fornecedores para verificar quais deles representam os maiores desembolsos de caixa da empresa. Feito isso, pesquise os preços dos concorrentes deles, para ter margem para novas negociações.

Estude o seu fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro para analisar se vale a pena mudar os acordos dos prazos de pagamento e de entrega. Tudo deve ser descrito e formalizado por meio de um contrato. Esse é o documento que sua equipe revisará de tempos em tempos, pois as necessidades da empresa mudam a todo o momento. Além disso, você também pode trabalhar em conjunto com seus fornecedores, criando parcerias e projetos que sejam capazes de captar novos clientes.

Pratique a sustentabilidade

Não importa qual o tamanho ou o ramo de atuação da sua empresa. Toda organização pode se beneficiar com a implantação de uma cultura sustentável. Isso inclui algumas boas práticas, como:

  • reduzir o número de impressões, economizando papel;
  • reciclar o lixo por meio da coleta seletiva;
  • implementar a infraestrutura adequada para reuso da água e captação de água da chuva;
  • diminuir o uso de energia no escritório etc.

Todas essas medidas têm um impacto social e financeiro. Adotar práticas sustentáveis já é um comportamento obrigatório para as organizações que desejam destaque no mercado. Saiba que os consumidores estão cada vez mais atentos a essa questão na hora de optar por essa ou por aquela marca.

Nós, seres humanos, somos a única espécie da Terra que gera resíduos que contaminam a natureza e são de difícil absorção pelo meio ambiente. Então, já que somos responsáveis pela produção de lixo, também cabe a nós trabalhar para alcançar o alinhamento do nosso ecossistema.

Adote a energia solar

Fazer uso de fontes renováveis de energia faz com que as despesas com a eletricidade que vem da concessionária pública sejam reduzidas.

Hoje em dia, existem incentivos fiscais e linhas de financiamento especiais para o investimento na produção de energia limpa. A instituição que opta por instalar um sistema fotovoltaico para a geração de energia solar economiza até 95% na fatura de luz. Ou seja, o retorno sobre o investimento é rápido, tornando essa estratégia bastante atrativa e viável.

E, quando as placas solares produzem mais energia do que o empreendimento consumiu no mês, o excedente ainda pode ser injetado na rede da distribuidora da região para que se transforme em créditos solares. Eles serão abatidos da sua conta de eletricidade quando o consumo de energia for maior do que o sistema fotovoltaico foi capaz de produzir.

As organizações que geram energia renovável são ambientalmente responsáveis, melhorando sua imagem perante seus públicos de interesse e, ainda por cima, otimizando recursos financeiros.

Neste post, mostramos para você que algumas medidas simples e eficientes ajudam a reduzir custos na empresa e a aumentar a produtividade. Por fim, nossa última dica é que você busque manter boas parcerias e uma cultura organizacional bem definida para alcançar os resultados que deseja.

Quer saber mais sobre empreendedorismo e sustentabilidade? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.