painéis solares

O que são os painéis solares e quais as vantagens de utilizá-los?

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o uso de fontes renováveis de energia, uma vez que isso causa menos agressões ao meio ambiente, bem como diminui os gastos. É por isso que os painéis solares são tão vantajosos.

Apesar disso, ainda há muita dúvida sobre o tema e foi por esse motivo que desenvolvemos este artigo. A seguir, esclareceremos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre os painéis solares. Continue conosco e confira!

O que são painéis solares e como eles funcionam?

O painel solar nada mais é do que uma placa, na maioria das vezes composta de células fotovoltaicas. A instalação desse equipamento, geralmente no teto das residências, serve para captar a radiação do Sol e transformá-la em energia.

Assim sendo, a energia convertida é transformada em eletricidade e utilizada para manter os equipamentos de uma casa funcionando, por exemplo. Isso faz com que as residências reduzam o consumo de energia elétrica, diminuindo drasticamente as faturas de cobrança das companhias que fornecem esse serviço.

Outra utilização dos painéis solares é para o aquecimento de água, o que é muito útil para estabelecimentos, como hotéis e pousadas, que precisam de grande quantidade de água quente em piscinas e banheiras, por exemplo.

Qual é o valor médio para instalar esses painéis em uma residência?

Não é possível precisar um valor médio para a instalação de painéis solares em uma residência, uma vez que são muitos os fatores envolvidos. Para tanto, é preciso avaliar o tamanho da casa, o espaço disponível, entre outros itens.

Banner Conversão EbookPowered by Rock Convert

No entanto, hoje, fazer a instalação do equipamento para uso de energia solar sai muito mais em conta do que até poucos anos atrás. Além disso, diversos bancos e instituições financeiras já oferecem financiamento exclusivo para essa finalidade.

Como funciona a instalação?

A instalação dos painéis solares em si é bastante simples de ser realizada, porém, é preciso ficar atento à parte burocrática, que pode envolver leis municipais e estaduais, ou seja, o acerto de alguns trâmites com a empresa que distribui energia elétrica na sua cidade, por exemplo.

Ainda, é necessário um trabalho de engenharia e avaliação de estrutura da residência, entre outros aspectos. Geralmente, as empresas que oferecem o serviço de instalação já tem a expertise para isso e contam com um time de profissionais qualificados, para que a instalação seja realizada sem causar dores de cabeça para o proprietário.

Como é feita a manutenção?

Depois de instalados, os painéis solares praticamente não exigem manutenção. As placas são muito resistentes e têm uma vida útil de mais de 30 anos. Isso quer dizer que, se você investir nisso agora, poderá ficar sem se preocupar por muito tempo.

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas sobre os painéis solares? Esperamos que sim e que você considere utilizar essa fonte de energia limpa, segura, econômica e renovável em sua casa. Assim, gastará menos e ainda preservará o meio ambiente.

O artigo foi útil? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber mais sobre esses equipamentos! Assim você contribuirá para a disseminação do conhecimento!

Contato WhatsAppPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.