monitoramento de energia solar

Monitoramento de energia solar: como funciona e quais as suas vantagens?

O monitoramento de energia solar é fundamental para que a energia gerada pelo sistema fotovoltaico seja mais bem aproveitada. Isso porque supervisionar a produção proporciona o devido controle sobre o equipamento. Assim, o usuário é capaz de avaliar como os aparelhos estão performando em situações e períodos variados.

Então, podemos dizer que, de uma maneira geral, o monitoramento de energia solar permite que o funcionamento das placas solares seja acompanhado em tempo real. Isso faz com que você possa calcular mais acertadamente o retorno sobre o investimento no sistema fotovoltaico. Também dá para otimizar o dimensionamento do projeto, de modo que ele atenda às necessidades energéticas do imóvel.

Justamente por ser tão importante, redigimos este post para tirar suas dúvidas acerca do assunto. Leia até o final e saiba de que maneira a tecnologia pode ajudar no monitoramento da geração de energia solar. Vamos lá!

O que é o monitoramento de energia solar?

Basicamente, o monitoramento de energia solar nada mais é do que um mecanismo com controle digital via sistema, que serve para supervisionar o funcionamento dos equipamentos de um sistema fotovoltaico ao longo da sua vida útil.

Isso é feito por meio da coleta de dados da geração energética, do consumo de energia na propriedade e de algumas variáveis externas, como incidência da irradiação solar e limpeza das placas. Todas essas informações são transformadas em referências importantes para quem investiu dinheiro em um sistema fotovoltaico.

Vale dizer que existem vários tipos de ferramentas para monitorar a produção de energia solar. São diversos modelos, fabricantes e tipos de aplicação. Entretanto, a maior parte consegue realizar a coleta, o processamento e a exibição dos dados conforme tudo vai acontecendo.

Você também pode acessar o histórico da usina solar e configurar alertas com base no desempenho, além de relatórios gráficos. Alguns equipamentos até têm a opção de suporte de uso pela internet ou pelo app no seu smartphone.

Por que monitorar a energia solar?

A pessoa que instalou um sistema de energia solar em sua casa, com certeza, tem uma preocupação séria com a questão da geração energética e com tudo que envolve esse processo, com redução de custos e preservação do meio ambiente.

Por consequência, é imprescindível que o equipamento revele qual foi a performance estabelecida ainda no momento de desenvolvimento do projeto. Para tanto, é vital realizar o monitoramento do sistema, a fim de fazer um comparativo entre o volume de energia produzido em um determinado intervalo de tempo e o que foi planejado.

Justamente por isso é que esse controle é uma das maiores prioridades dos profissionais que trabalham no ramo e do investidor. Ao ser capaz de monitorar remotamente a performance do sistema fotovoltaico, o proprietário elimina a necessidade de deslocamento da equipe técnica até o imóvel onde foi instalado em casos de problemas.

A inspeção a distância permite viabilizar o levantamento dos possíveis fatores que causaram erros e falhas sistêmicas. Com isso, os especialistas responsáveis pela manutenção do equipamento conseguem estipular quais ações devem ser tomadas para corrigir os defeitos, sem que o técnico tenha que estar presente fisicamente. Ou seja, todo esse processo se desenrola com muito mais agilidade.

No entanto, se o fornecedor que faz a manutenção realmente identificar a necessidade de deslocar uma equipe até a propriedade do usuário, o monitoramento digital ainda será muito útil. Afinal de contas, os profissionais especializados já estarão preparados para consertar o sistema, pois o diagnóstico foi elaborado de antemão, com base nos dados visualizados remotamente.

Banner Conversão EbookPowered by Rock Convert

Com isso, o técnico realizará o reparo com muito mais precisão e rapidez. Isso não aconteceria se o especialista não soubesse ao certo onde a falha começou e precisasse apurar o que está errado ali na hora, no local de instalação.

Como esse monitoramento funciona?

Hoje em dia, podemos notar que os fabricantes de peças para sistemas fotovoltaicos, como inversores e microinversores, estão, cada vez mais, melhorando as funcionalidades desses equipamentos.

Isso porque o avanço tecnológico permite que vários novos recursos sejam implantados na fabricação, como aplicabilidades para o monitoramento de energia solar. Atualmente, os dispositivos mais modernos, de boa procedência e alta tecnologia, normalmente já contam com um sistema de monitoramento próprio.

Porém, caso a sua usina solar não tenha esse tipo de recurso, isso não é um problema. Dá para optar por acompanhar a geração energética com a utilização de um datalogger externo. Ele viabiliza que vários dados sejam acessados tanto por um computador conectado à internet quanto por um aplicativo para dispositivos móveis.

Já que o monitoramento é online, a sua usabilidade é bem flexível e prática. Você ou a sua equipe técnica dispõem dessas informações em tempo real, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Quais são as vantagens do monitoramento de energia solar?

Na sua conta de energia, a empresa responsável pelo serviço elétrico não fornece nenhum tipo de informação precisa de como a luz foi usada, se há desperdício ou o quanto você foi capaz de economizar.

Em contrapartida, quem conta com um sistema de monitoramento de energia solar consegue obter dados precisos e específicos. Assim, dá para identificar possíveis oportunidades de reduzir suas despesas relativas ao consumo energético. Todos os seus hábitos de consumo estarão disponíveis para você analisá-los.

Por exemplo, se você perceber que o chuveiro é o maior responsável pelo gasto de energia, pode passar a tomar banhos mais rápidos. Se for o aparelho de ar-condicionado que está consumindo muita luz, fique atento para não deixá-lo funcionando desnecessariamente.

Outro benefício bem interessante do monitoramento das placas solares é poder cruzar os dados do sistema com os que a concessionária fornece. Como a maioria dos sistemas fotovoltaicos é baseada na compensação de créditos, é preciso estar atento à taxa de conversão e ao volume de energia injetado na rede, para, então, saber o quanto você precisa pagar de conta de luz. Erros acontecem e não são raros. Portanto, fique ligado.

Por fim, chegou a hora de saber como escolher o melhor sistema de monitoramento para os seus painéis fotovoltaicos. Como você já sabe, a maior parte dos inversores e microinversores já tem esse controle. Nesse caso, não cabe ao cliente nenhuma decisão.

No entanto, se você precisar optar por um equipamento terceirizado, verifique se ele é fácil de ser configurado, quais são os recursos que o software disponibiliza, se é simples conferir os dados em tempo real, como funciona o suporte ao produto, o preço, entre outros itens.

Se você prestar atenção a todas as dicas que demos neste post, com certeza, usufruirá de todas as vantagens que o monitoramento de energia solar proporciona. Nosso último conselho (e um dos mais importantes) é procurar a ajuda de uma empresa devidamente qualificada e especializada em comercializar e instalar dispositivos inovadores, que otimizem a performance da sua produção energética.

Entre em contato com a Expertise Energia e conte conosco para ter o melhor da tecnologia em equipamentos fotovoltaicos!

Contato WhatsAppPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.