mitos sobre energia solar

7 mitos sobre energia solar mais comuns que você deve esquecer

Cada vez mais consumidores querem fugir dos aumentos na tarifa de luz. Para isso, buscam uma forma alternativa de gerar sua própria energia e de impactar positivamente a preservação do meio ambiente. Como resultado, a utilização da irradiação do sol como fonte energética limpa e renovável tem crescido bastante. Logo, começam a surgir alguns mitos sobre energia solar.

Neste post, vamos listar os 7 principais enganos acerca dessa questão, a fim de esclarecer algumas das narrativas enganosas mais comuns. Veja!

1. A conta de luz será zerada

Quando a instalação de um sistema fotovoltaico é realizada em um imóvel comercial ou residencial, com certeza, o valor da conta de luz é reduzido drasticamente. Isso porque a unidade consumidora será abastecida com a energia solar produzida pelos módulos adquiridos.

Entretanto, mesmo que seja viável diminuir consideravelmente a quantia paga à concessionária de energia elétrica, a afirmação de que esse tipo de sistema consegue zerar a fatura de eletricidade é um mito. A razão é simples. A Resolução 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autoriza todas as distribuidoras energéticas a cobrarem uma taxa mínima por disponibilizarem o seu serviço para a propriedade.

Mesmo que você produza a energia para seu consumo na sua casa, ainda tem que arcar com um custo mínimo na conta de luz, chamado de custo de disponibilidade. O montante varia de uma concessionária para a outra.

2. A placa fotovoltaica produz energia sozinha

As placas solares produzem energia elétrica, mas, sozinhas, elas não são capazes de prover toda a necessidade de consumo de uma casa ou empresa. Um painel fotovoltaico gera energia na forma de corrente contínua, incompatível com a que é usada por um imóvel.

Por essa razão, são necessários cabos para fazer conexões e o inversor solar, que converte a frequência da CC em CA (corrente alternada). Assim, fica equalizada a energia consumida pelos moradores da casa ou pelos funcionários da empresa.

3. Não dá para produzir energia solar com o tempo nublado

Esse é um dos principais mitos quando o assunto é geração de energia solar. Saiba que, mesmo não havendo incidência solar com o céu aberto, um sistema fotovoltaico, ainda assim, produz um volume significativo de energia elétrica.

Então, pode ser um dia nublado ou mesmo um dia de inverno, que tem menos iluminação diurna, e em que o ângulo do sol está diferente. Em todas essas situações, os módulos fotovoltaicos continuarão gerando energia solar.

É preciso compreender que esse tipo de tecnologia não depende do calor e, sim, da luz para gerar energia. Dessa forma, temperaturas frias são até positivas para o sistema. Quando um painel solar está com a temperatura menor, ele é capaz de fornecer uma quantidade maior de energia solar. Já se a peça chega aos 32°C, por exemplo, o seu desempenho não é tão eficiente, uma vez que o painel sempre apresenta temperatura média 20°C acima do clima real do local.

4. O investimento é caro

Há algum tempo, dizer que o investimento em energia solar é caro até era uma verdade. Mas o avanço tecnológico e o fato de a produção desse tipo de energia estar cada vez mais popular no Brasil e no mundo reduziram muito o custo de aquisição.

Hoje em dia, os valores que envolvem a instalação e a manutenção de um sistema fotovoltaico são muito menores e, portanto, mais acessíveis. Logo, falar que o investimento em energia solar é caro trata-se de um mito.

Banner Conversão EbookPowered by Rock Convert

Cada vez mais, surgem novas empresas prestadoras de serviço e novos fabricantes de produtos nesse mercado. A concorrência e a variedade de peças contribuem para que o preço do projeto e sua conservação sejam razoáveis e viáveis.

Além do mais, os constantes aumentos na conta de luz têm corroborado ainda mais para os benefícios de optar por investir em um sistema de energia solar. Sem dúvidas, essa é a melhor maneira de não precisar arcar com os custos extras estipulados pelo governo, como o sistema de bandeiras tarifárias. Em vez disso, você terá uma economia de mais de 95% todos os meses na conta de luz.

5. A instalação é muito demorada

Um sistema fotovoltaico de pequeno porte é instalado em apenas 2 dias. A fixação costuma ser realizada no telhado, na laje ou no chão. A escolha vai de acordo com o melhor aproveitamento da estrutura que o imóvel já tem.

A posição do inversor solar é definida em conjunto com o cliente, desde que todas as recomendações do fabricante sejam observadas. O cabeamento do sistema é levado ao quadro de distribuição por dentro do eletroduto externo ou da tubulação elétrica já existente na casa.

6. O sistema não pode ser retirado após a instalação

Muita gente acredita não valer a pena investir na produção de energia solar quando a propriedade é alugada. As pessoas acham que o sistema fotovoltaico não pode ser retirado depois de instalado, mas esse é um mito enorme.

Saiba que todos os componentes podem ser reinstalados em outro lugar. Os módulos solares e as demais peças podem ser transportados para o seu novo imóvel sem nenhum dano à sua capacidade produtora.

A cautela deve ser apenas em providenciar a reformulação do projeto, para ter segurança de que a instalação de todos os componentes será feita de modo correto na nova localidade.

7. A necessidade de manutenção é constante

Quem pensa que um sistema fotovoltaico precisa de muita manutenção e que essa manutenção tem custo elevado está completamente enganado. Na realidade, é justamente o contrário.

O sistema de energia solar é bem simples e, na maior parte dos casos, formado por poucas peças. Isso demanda gastos muito pequenos com qualquer tipo de ajuste e reparo. Normalmente, a manutenção que esse sistema exige é uma limpeza regular das placas solares durante as estações mais secas do ano.

Todos os componentes são fabricados para serem resistentes aos eventos climáticos e ao desgaste apresentado pelo tempo. Como já dissemos, o sistema se mantém funcionando por, no mínimo, 25 anos, sem que seja preciso realizar nenhum tipo de intervenção.

Não se deixe enganar pelos mitos sobre energia solar. Busque informação nos sites de fornecedores sérios e capacitados. Além disso, conte com uma empresa especializada e competente para desenvolver o seu projeto de geração de energia fotovoltaica.

A Expertise Energia tem a solução perfeita para você e para o seu negócio. Entre em contato conosco e faça uma simulação sem compromisso agora mesmo.

Contato WhatsAppPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.