Energia solar na Amazônia: conheça as principais vantagens!

A energia solar na amazônia ou em qualquer lugar tem como fonte principal a maior estrela do nosso sistema, ou seja, o sol. Essa energia pode ser transformada em eletricidade e usada para exatamente as mesmas finalidades da energia elétrica fornecida pela concessionária de qualquer região.

Existem duas maneiras de produzir energia com a luz do sol. O sistema o heliotérmico converte a irradiação em energia térmica para, depois, transformá-la em eletricidade. Já o sistema fotovoltaico utiliza a irradiação do sol como fonte direta na conversão da energia elétrica.

Neste post, explicamos quais são as principais vantagens de se investir em energia solar na Amazônia, uma região tão importante do nosso país.

Entenda como funciona a energia solar

A energia solar é a transformação da irradiação do sol em eletricidade, sem que para isso seja preciso utilizar o processo de energia térmica, conhecido como sistema heliotérmico. Os painéis fotovoltaicos são feitos a partir de componentes semicondutores, geralmente o silício.

Quando as placas solares são expostas à luz, os elétrons desses painéis realizam a absorção dos fótons, que são as partículas de energia existentes na luz do sol. Esses elétrons que foram absorvidos pelo sistema de geração de energia fotovoltaica são levados através do semicondutor até serem puxados por um campo elétrico.

Esse campo elétrico tem sua formação no local de ligação dos materiais, devido a uma diferença de potencial elétrico que existe entre os componentes semicondutores. Então, os elétrons livres são carregados para fora das placas solares, podendo ser usados em substituição à energia elétrica fornecida pela concessionária local.

A grande vantagem de produzir energia solar com um sistema fotovoltaico é que ele não precisa de altos índices de irradiação solar para gerar eletricidade. Entretanto, o volume de energia produzido deve levar em consideração a densidade das nuvens, pois mesmo a presença de poucas nuvens já pode impactar em uma menor produção de energia elétrica se compararmos a dias em que o céu está azul e limpo.

Conheça as principais vantagens da energia solar na Amazônia

O uso da energia solar traz vários benefícios, tanto econômicos como para o meio ambiente. A seguir, citamos as principais vantagens da implantação da produção de energia fotovoltaica na Amazônia.

Não é poluente

A energia produzida por meio da radiação solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável. Isso porque vai na contramão dos combustíveis fósseis, pois a geração de eletricidade a partir do processo fotovoltaico não conta com a emissão de dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2).

Todos esses gases citados são altamente poluentes e extremamente nocivos à saúde humana. Além disso, o SO2, o NOx e o CO2 são agentes que colaboram para a intensificação do fenômeno que conhecemos como aquecimento global — o aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera do nosso planeta.

Impulsiona a economia local

A energia solar impulsiona a economia local, visto que é responsável por proporcionar um maior número de oportunidade de empregos aos moradores das comunidades amazônicas, incluindo as comunidades indígenas.

Ao aumentar a oferta de energia elétrica, os trabalhadores que exercem suas atividades durante o dia podem estudar durante o período noturno, já que as escolas podem ter turmas noturnas com a energia solar. Assim, essas pessoas conseguem aumentar o seu nível de escolaridade, a fim de conseguirem melhores oportunidades de trabalho.

Melhora o atendimento médico

Sem energia, a qualidade do atendimento médico na região da Amazônia fica altamente comprometida. Por isso, a produção de energia solar faz com que os moradores da região sintam-se mais seguros a receber um atendimento médico adequado, principalmente em casos de urgência — afinal, diversos equipamentos essenciais para salvar vidas só funcionam com o uso de eletricidade.

Valoriza a região da Amazônia

A valorização da região Amazônica, que é bastante rica, aumenta com a energia solar. Isso porque a falta de energia não afeta só o atendimento médico. Serviços essenciais, como o abastecimento de água, também são interrompidos quando não há luz. Pode parecer paradoxo, mas os moradores da maior bacia hidrográfica do mundo ficam sem água quando não há luz.

Mas, com a instalação da energia solar, é possível contar com sistemas de abastecimento que bombeiam a água do poço até um reservatório com a eletricidade gerada pelas placas fotovoltaicas, para que essa água seja distribuída até as casas. A captação da água é realizada diretamente do rio.

Necessita de pouca manutenção

As instalações de um sistema fotovoltaico não têm necessidade de grandes ou constantes manutenções. Por serem produzidos só com 3 elementos básicos — painel, inversor e medidor bidirecional — os sistemas de energia fotovoltaica precisam de pouca manutenção.

Depois de instalado o sistema, os cuidados necessários são apenas a limpeza e a fiscalização dos painéis solares, pois tanto os inversores como os medidores são feitos para trabalhar continuamente. Além disso, a vida útil dos equipamentos e componentes do sistema fotovoltaico é longa, não havendo necessidade da troca de peças no curto e médio prazo.

Na verdade, o principal fator que merece atenção para que as placas solares produzam seu potencial máximo de energia é a questão da poeira acumulada, o que é mais preocupante em locais com pouca incidência de chuvas.

Mas, como sabemos, a região amazônica conta com chuvas constantes, o que beneficia muito o sistema para geração de energia solar, diminuindo ainda mais a necessidade de manutenção das centrais e facilitando a vida de quem utiliza a eletricidade gerada pelo sistema.

Levando em consideração que a energia fotovoltaica é gerada por meio da irradiação do sol, podemos afirmar que ela é infinita, pois o sol sempre estará presente iluminando nosso planeta.

Não importa se existem dias em que a luz do sol tem mais ou menos força, pois o que importa é que ela sempre estará presente. Por essa razão, a energia solar é tida como limpa, natural e renovável, o que é fundamental para um mundo com graves problemas de poluição ambiental.

Continue sua leitura sobre energia solar na amazônia e descubra por que investir em energia solar é uma boa alternativa para o cenário econômico atual.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.