energia solar em manaus

Veja as vantagens e como instalar energia solar em Manaus!

A energia solar surgiu no Brasil como uma alternativa para localidades às quais o fornecimento usual de eletricidade não chega. Atualmente, a adesão a essa tecnologia tem crescido cada vez mais, principalmente para o uso residencial.

As características geográficas de Manaus tornam a captação solar na cidade muito vantajosa. Neste texto, trataremos da energia solar em Manaus, trazendo seus benefícios e falando como é feita a instalação. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios da energia solar?

Sustentabilidade

O mundo vive um momento de preocupação com o esgotamento de recursos naturais e com as mudanças climáticas causadas, entre outros motivos, pela poluição. Dessa maneira, a energia solar é amigável para a natureza, já que é limpa, não produzindo resíduos poluentes durante a sua geração. Essa tecnologia é considerada sustentável porque depende do sol, que é praticamente inesgotável.

Ainda, como os sistemas podem ser instalados no local onde a energia será consumida, o impacto é restrito àquela localidade, sendo praticamente uma questão estética. Comparando, por exemplo, com a energia eólica, que produz poluição sonora e precisa ser instalada longe dos centros urbanos, isso é uma grande vantagem.

Economia para o consumidor

As vantagens econômicas da energia solar tornam a tecnologia fotovoltaica ainda mais atrativa, principalmente para os consumidores residenciais. É preciso entender que, ao instalar um sistema fotovoltaico, a intenção é substituir parcialmente ou totalmente o fornecimento usual de eletricidade.

Dessa maneira, os consumidores se tornam independentes das tarifas de energia, que mudam constantemente e tendem a ficar mais caras todos os anos. A depender do quanto do consumo é substituído por essa eletricidade sustentável, a economia mensal com a conta de luz pode variar entre 50% e 95%.

Facilidade de manutenção

Com uma instalação adequada feita por profissionais, os sistemas fotovoltaicos requerem pouca e simples manutenção. Em geral, são verificadas as condições de funcionamento dos equipamentos, além de ser feita a limpeza das placas solares, responsáveis pela captação dos raios.

Essa limpeza é feita para remover o acúmulo de poeira e resíduos que possam afetar a eficiência energética. A frequência da manutenção depende da umidade da cidade, já que a chuva também pode limpar.

Diversas opções de consumo

É um fato que muitas pessoas vivem em residências pequenas, como apartamentos, o que dificulta a instalação dos equipamentos fotovoltaicos. Mesmo assim, o acesso a essa tecnologia não fica limitado para aqueles que têm espaço para os painéis.

Isso porque existe a opção de geração compartilhada, aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permite que um grupo de pessoas forme um consórcio para dividir a eletricidade gerada por um sistema de capacidade suficiente e que seja instalado em um local diferente das unidades consumidoras.

Outra possibilidade interessante é o autoconsumo remoto. Essa opção é útil para quem possui mais de uma propriedade. Por exemplo, uma pessoa que vive em um centro urbano e possui uma propriedade no litoral pode aproveitar a alta incidência solar da casa na praia para gerar uma energia que compensará o consumo da residência fixa.

Banner Conversão EbookPowered by Rock Convert

Há, também, os empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras que são voltados para condomínios de apartamentos. Nesse caso, a eletricidade é produzida no próprio condomínio e pode servir para alimentar o consumo da área comum, assim como pode ser dividida por todos os moradores.

Ganho de valor de mercado do imóvel

Além das vantagens já citadas, é preciso entender que um sistema fotovoltaico é um investimento. Com a economia com a fatura de energia, a instalação se paga em cerca de três anos. Assim, considerando a vida útil de vinte e cinco anos, serão, pelo menos, vinte anos em que a produção será uma lucratividade para o proprietário.

Levando isso em conta, um imóvel que produz a sua própria eletricidade utilizando a fonte solar tem o seu valor de mercado aumentado. Tal propriedade torna-se mais atraente para o público consumidor devido aos fatores econômicos e à sustentabilidade também.

Quais são os equipamentos necessários para essa tecnologia?

Painel

A energia solar é produzida pela captação da irradiação do sol e sua posterior transformação em corrente elétrica. São os painéis fotovoltaicos que realizam esse processo por meio do efeito fotoelétrico. Isso ocorre devido à presença das células fotovoltaicas que são feitas de um material semicondutor, como o silício.

Inversor fotovoltaico

A corrente gerada nas células fotovoltaicas é contínua, por isso, não serve para ser prontamente consumida, já que o padrão da rede concessionária e da maioria das funcionalidades eletrônicas é a corrente alternada. Dessa maneira, faz-se necessário um inversor de frequência que tem a capacidade de transformar essa eletricidade.

String box

Devido à importância dos componentes de um sistema de geração de energia solar, é preciso contar com uma proteção eficiente. Dessa maneira, foi desenvolvida a string box, que serve para proteger o inversor fotovoltaico. Ela conta com fusíveis e com o dispositivo de proteção contra surtos, que são sacrificados em caso de problemas elétricos.

Como é a instalação de energia solar em Manaus?

Para planejar a instalação de energia solar em Manaus, é preciso pensar em diversos fatores, como área disponível, incidência solar, taxa de insolação, entre outros. Por isso, é necessário contar com uma empresa responsável e com profissionais experientes.

A área necessária para a instalação dos painéis depende da média mensal de consumo da residência, porque isso vai determinar o número de placas necessárias para cobrir esse consumo. Tanto o telhado ou a cobertura quanto a parte do terreno podem ser usados para tal.

Também cabe tomar cuidado com a incidência solar, evitando que o posicionamento seja comprometido por elementos que possam causar sombra sobre módulos solares, como vegetação ou estruturas do próprio telhado.

Além disso, a taxa de insolação é muito importante. Manaus, por estar ao norte do país, tem vantagem sobre outras localidades, como cidades mais ao sul. A proximidade com a linha do equador torna a angulação dos raios solares mais propícia para o aproveitamento.

Ao fim deste texto, ficou mais fácil entender como é feita a instalação de energia solar em Manaus. Lembre-se de que é preciso contar com uma empresa de confiança, e esse é o caso da Expertise Energia, que é uma companhia de referência em Manaus, com profissionais capacitados e com grande preocupação com a satisfação do cliente.

Este post sobre energia solar em Manaus foi útil? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Contato WhatsAppPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.