energia do futuro

Energia do futuro: conheça as opções de energia renovável no Brasil

A demanda energética no Brasil cresce na mesma proporção do seu desenvolvimento econômico. Dentro desse cenário, a energia do futuro é o grande destaque, por apresentar expansão em larga escala. As fontes renováveis estão cada vez mais comuns, tanto em uso comercial quanto em uso residencial, de modo que o imóvel gera a sua própria eletricidade.

Outro sinal do crescimento da utilização de energia limpa por aqui é o fato de ela estar cada vez mais acessível. Há alguns anos, adquirir um sistema fotovoltaico para produzir energia solar era muito caro, o que inviabilizava a compra para muita gente. Hoje em dia, o custo é bem mais barato e o processo de instalação também foi simplificado.

Sendo assim, a tendência é que essa trajetória de crescimento se perpetue nos anos que estão por vir. Neste post, vamos mostrar para você a importância das fontes de energia renováveis e listaremos as mais usadas. Confira!

Como essas fontes de energia são essenciais para o futuro?

Já faz mais de um século que o nosso planeta tem sofrido impactos negativos decorrentes do abuso exploratório dos recursos da natureza. Entretanto, para que os danos causados pelo homem possam ser diminuídos, foram criadas algumas formas alternativas de abastecer a necessidade energética. Então, nesse contexto, podemos afirmar que as energias renováveis são essenciais para o futuro.

As mudanças que foram acontecendo com o passar dos anos fizeram com que as pessoas passassem a preferir usar as fontes energéticas limpas e renováveis. Todavia, ainda que esses recursos naturais estejam em alta, a produção de energia proveniente de fontes nocivas ainda tem alta representatividade entre os consumidores. O problema é que elas causam fenômenos altamente prejudiciais, como a degradação do solo e a poluição da atmosfera.

Por essas razões, cada um de nós deve se conscientizar a respeito das energias renováveis que existem.

Quais são as energias renováveis disponíveis no Brasil?

Vejamos os principais tipos de energia do futuro disponíveis a seguir.

Solar

A energia solar é gerada por meio de um processo fotovoltaico que capta os raios solares e realiza a conversão em eletricidade. Essa é a energia limpa que mais cresce no Brasil. Um sistema fotovoltaico pode ser instalado em qualquer lugar. As placas solares contam com vida útil de, pelo menos, 25 anos.

A quantidade de painéis fotovoltaicos é definida de acordo com o consumo energético da residência, da indústria, do comércio ou da fazenda. Quem opta por comprar esse tipo de sistema tem o retorno do seu investimento garantido. O tempo para que isso aconteça dependerá, no entanto, do volume de uso, do dimensionamento do painel e do valor da tarifa paga à concessionária.

Eólica

Ela é produzida com a força dos ventos. Para tanto, são usadas turbinas eólicas muito altas com hélices no topo de cada uma delas. A região nordeste do Brasil gera mais de 85% da energia eólica do país e atende grande parte da demanda dos seus estados.

Hídrica

É a principal forma de produção energética no Brasil. Porém, apesar de ser uma energia limpa, já que tem como fonte a água, ela causa grandes impactos ambientais e sociais para ser construída e funcionar. Isso porque o local a ser inundado utiliza ambientes de florestas nativas.

Biomassa

É obtida quando materiais orgânicos são queimados. No Brasil, o mais comum é produzi-la com o bagaço de cana-de-açúcar.

Com a leitura deste conteúdo, ficou claro para você a importância de ter um consumo energético consciente. Para tanto, nada melhor do que escolher algum tipo de energia do futuro como fonte geradora.

Que tal ajudar a salvar o nosso planeta do uso indiscriminado de recursos naturais? Compartilhe este post nas redes sociais e dissemine essas informações valiosas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.