consumo consciente de energia

Consumo consciente de energia: por que é importante e como fazer

Com o desenvolvimento das sociedades, a humanidade passou a ficar cada vez mais dependente de energia. Conforme a população aumenta e novas tecnologias vão surgindo, maior se torna o consumo de energia elétrica, o que causa impactos negativos no planeta Terra.

Os atuais padrões de produção e consumo no mundo são predatórios e geram problemas ambientais, sociais, econômicos e políticos. É verdade que é preciso consumir para viver, mas a forma como fazemos isso faz muita diferença.

Consumir de maneira consciente significa reduzir o impacto negativo que você produz no planeta ao realizar suas atividades diárias, como se transportar, usar energia e água, comprar coisas, contratar serviços etc.

Quando pensamos bem antes de adquirir algo e nos preocupamos com o descarte daquilo ao fim de sua vida útil, estamos sendo consumidores conscientes, por exemplo. Para ajudá-lo nisso, este post traz dicas de consumo consciente de energia elétrica para você economizar na fatura e contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta.

Dicas de consumo consciente

O consumo consciente é fundamental para a manutenção da vida no planeta. Quanto mais as pessoas consomem (especialmente coisas materiais), mais bens naturais são extraídos da terra, mais água e energia são utilizadas e mais poluição é gerada. Para mudar esse cenário, existem muitos hábitos que podemos adotar no nosso dia a dia. Veja alguns importantes para reduzir o consumo de energia elétrica em casa:

Banner Conversão EbookPowered by Rock Convert
  • instale lâmpadas LED quando as que você tiver queimarem, pois elas são mais eficientes, duradouras e econômicas em relação às fluorescentes e halógenas;
  • compre equipamentos eletrodomésticos com o selo Procel A, que indica os produtos mais eficientes e econômicos do mercado;
  • quando estiver usando o computador, desligue o monitor se precisar sair por um tempo. O monitor é responsável por 60% do uso de energia elétrica do equipamento. Se você ficará mais de uma hora e meia longe, compensa desligar o computador;
  • desligue as luzes quando sair dos ambientes, se for ficar mais de 15 minutos fora. Se você voltará antes, e as lâmpadas são fluorescentes, gasta menos energia deixá-las ligadas;
  • utilize a função sleep do seu ar-condicionado para economizar energia durante a noite. Existe também a opção de programar o aparelho para ligar e desligar em determinados horários, a fim de reduzir o consumo;
  • tenha um sistema de energia solar em casa, que permita a você gerar a própria eletricidade e economizar até 95% na fatura de energia.

Fontes alternativas de energia

O Brasil é um país privilegiado, com abundância de água, vento e incidência solar, o que faz com que sua matriz elétrica seja 83,3% renovável conforme o Balanço Energético Nacional do Ministério de Minas e Energia.

Fontes de energia hídrica, solar, eólica e de biomassa são limpas, renováveis, baratas e sustentáveis durante o seu uso, contribuindo para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas. Além disso, o sistema de energia solar, cuja aplicação tem crescido muito nos últimos anos, pode ser instalado em residências e prédios.

Importância do consumo consciente

Mudar a forma como vivemos e consumimos bens e serviços ajuda a diminuir a pressão sobre o planeta e contribui para o desenvolvimento sustentável da humanidade. Quando adotamos hábitos sustentáveis e de consumo consciente, estamos colaborando para a manutenção da qualidade ambiental para todos os seres vivos e permitindo que as próximas gerações tenham acesso aos bens naturais de que a Terra dispõe hoje.

É preciso lembrar que tudo e todos estão interligados no planeta, portanto, cada ação gera uma reação, seja em pequena ou grande escala, para poucos ou para muitos. Consumir de forma consciente é saber que, para ser fabricado, cada produto precisou de matérias-primas, energia, água, transporte e mão de obra humana para ser produzido. Ter noção desse processo nos ajuda a fazer escolhas melhores para uma vida que o planeta possa sustentar.

Para conhecer mais dicas e sugestões de como ser um consumidor consciente e reduzir seus gastos com energia elétrica, acompanhe nossas redes sociais. Estamos presentes no YouTube, no Facebook e no Instagram.

Contato WhatsAppPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.