como escolher uma empresa de energia solar

6 dicas sobre como escolher uma empresa de energia solar!

Powered by Rock Convert

Os constantes aumentos no preço da tarifa de luz, em conjunto com a insegurança trazida pela baixa incidência de chuvas em diversas partes do Brasil são fatores que favorecem o surgimento de empresas especialistas na instalação de sistemas fotovoltaicos. Mas, entre todas as opções, como escolher uma empresa de energia solar adequada para o seu projeto?

Esse tipo de energia traz diversos benefícios tanto para o bolso, com a economia gerada, como para o meio ambiente, pois é proveniente de uma fonte limpa, renovável e infinita. Só que para você usufruir de todas essas vantagens, é preciso que alguns cuidados sejam tomados. Afinal de contas, nem todos os fornecedores desse mercado são devidamente qualificados para oferecer serviços com a implantação correta da tecnologia.

Leia este conteúdo, então, para descobrir as principais dicas sobre como escolher a melhor empresa para realizar a instalação do seu sistema de placas fotovoltaicas. Acompanhe.

1. Verificar o histórico da empresa

Quem toma a decisão de investir em um sistema para geração de energia solar precisa, antes de contratar uma empresa para prestar esse tipo de serviço, pesquisar qual a expertise de mercado dela. Afinal, o seu fornecedor precisa ter domínio e credibilidade nesse setor de atuação.

Existem diversas normas de segurança e leis ambientais que devem ser seguidas para que o seu projeto de sistema fotovoltaico funcione adequadamente. Além disso, existe uma parte importante desse processo que é a aprovação por parte da concessionária de energia que atende o seu imóvel. Procure verificar se a empresa que você pretende contratar tem um bom número de projetos aprovados com a concessionária local.

O melhor a fazer é priorizar a contratação de empresas que já estejam no mercado há algum tempo. Isso porque, apesar dos conhecimentos técnicos dos funcionários, existem questões específicas que só podem ser absorvidas com a prática, ou seja, a partir do tempo e experiência no setor.

Um fornecedor consolidado já passou por diversas situações e se ainda está operando com esse tipo de serviço é porque foi resiliente para encontrar as melhores soluções.

2. Observar os equipamentos usados

A qualidade dos equipamentos é fundamental para a durabilidade e retorno do seu investimento. Portanto, é imprescindível que a empresa utilize apenas equipamentos que tenham a aprovação do Inmetro e que sejam aderentes às necessidades do seu projeto.

Hoje em dia, a tecnologia de um sistema fotovoltaico permite que você monitore as informações do inversor pelo seu celular ou computador, em tempo real, para saber como anda o rendimento na produção de energia.

Outro ponto importante para ficar atento é ter módulos fotovoltaicos e inversores solares de um fornecedor que já esteja consolidado no mercado. Isso fará com que você tenha o melhor custo-benefício, além de garantir a disponibilidade de estoque por mais tempo.

Por fim, a tecnologia também entra na questão da segurança. Utilizar tecnologia de ponta permite que as boas práticas de instalação, especialmente a proteção elétrica dos equipamentos, sejam cumpridas.

3. Avaliar a qualidade do atendimento

Escolher um bom fornecedor de energia solar é fundamental não só por conta da instalação do sistema fotovoltaico, mas também por causa do acompanhamento que deve ser feito após a prestação do serviço.

Afinal de contas, existem várias dúvidas e problemas que podem aparecer. Para que eles tenham uma solução ágil e eficiente, você precisa contratar uma empresa que tenha excelência no suporte ao atender os seus clientes.

Tão importante quanto a implantação adequada do sistema de energia solar, é o fato do fornecedor escolhido saber realizar um bom trabalho no pós-venda. Você não tem como saber se precisará de alguma manutenção e, caso seja necessário, os profissionais responsáveis pelo projeto são os mais apropriados para atuar.

Então, esteja certo de que a marca escolhida estará pronta para dar assistência ao longo de todo o processo, desde a vistoria técnica, passando pela instalação propriamente dita, até as possíveis manutenções. Em relação ao tratamento com o cliente, isso é algo que você deve ficar de olho desde o primeiro contato.

4. Se informar sobre as garantias do serviço

Para fazer uma avaliação de qual prestador de energia solar é o melhor para o seu imóvel, certifique-se de que todos os componentes do seu sistema fotovoltaico incluem garantia. Verifique se ela garante a instalação das peças, veja qual é a procedência e a qualidade de cada item que faz parte do projeto. 

O painel fotovoltaico é o ator principal entre todos os componentes de um sistema para geração de energia solar. Ele é vendido, normalmente, com uma garantia que dura em média 10 anos contra defeitos de fábrica. Entretanto, os fabricantes dos painéis asseguram que eles funcionam por 25 anos, apresentando uma perda da capacidade de, no máximo, 20% ao longo do período. Assim, fique atento aos prazos de garantia que a empresa oferece.

5. Conhecer outros clientes/instalações realizadas

Para analisar a fundo qual a empresa ideal para comprar um sistema de energia solar, você deve fazer uma consulta sobre a opinião de outros clientes da organização. Você pode tentar entrar em contato com esses consumidores pelas redes sociais ou realizar uma busca nos canais oficiais do negócio, como a página do Facebook e perfil do Instagram.

Consulte também sites de reclamações para ver se existe algum cliente insatisfeito com o suporte ou com as garantias dos equipamentos dados pela empresa. Apesar desse mercado estar em plena expansão, já existem muitas pessoas que possuem sistemas fotovoltaicos instalados em seus imóveis.

Mesmo que você não conheça nenhuma delas pessoalmente, uma interação virtual já é suficiente para embasar sua decisão. Então, sempre que for possível, corra atrás de referências.

6. Conferir a capacitação da equipe

Nossa última dica para você escolher a melhor empresa para instalação do seu sistema de energia solar é sobre o atendimento. Busque um fornecedor que ofereça um serviço completo e personalizado para o que você e o seu imóvel precisam especificamente.

Para isso, essa empresa precisa munir você com uma análise técnico-financeira, um projeto adequado, procedimentos de homologação na concessionária local e, por fim, a instalação final. Um fornecedor que realmente tem expertise de mercado não repassa a terceiros nenhuma parte do seu projeto de geração de energia solar.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o órgão responsável pela regulamentação da geração e distribuição de energia em todo o Brasil. Qualquer fornecedor do setor energético precisa ter uma política que vá de encontro às determinações estabelecidas pela agência reguladora. Essa é a única maneira de assegurar a qualidade dos seus produtos e serviços.

Agora que você já sabe como escolher uma empresa de energia solar, entre em contato com a Expertise Energia e faça uma simulação sem compromisso do seu projeto. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.