como economizar energia no verão

Quer saber como economizar energia no verão? Veja as 5 melhores dicas!

Powered by Rock Convert

A estação mais quente do ano está chegando, o calor já aumentou e, com ele, a preocupação com a conta de luz. Afinal de contas, eletrodomésticos, como ar-condicionado e ventilador, são muito mais usados. Sem falar na geladeira e no freezer, que precisam combater as altas temperaturas com esforço para se manterem frios. A boa notícia é que há como economizar energia no verão.

Sabemos que não está nada fácil arcar com as despesas de eletricidade, pois o aumento na tarifa energética é constante no Brasil. Então, para que esse gasto não impacte negativamente o seu orçamento mensal, é preciso pensar em maneiras de evitar o desperdício. Algumas atitudes simples podem ajudar muito o seu bolso e o meio ambiente. Veja!

1. Tome banhos mais rápidos

O chuveiro elétrico é perfeito em aquecer a água para tomarmos um banho agradável e revigorante. Tem gente que gosta tanto de um banho quentinho, que não abre mão dessa comodidade nem mesmo durante os dias mais abafados.

Entretanto, esse conforto representa um grande inimigo quando o assunto é economizar dinheiro com a conta de luz. Mas, mesmo que você não deixe a temperatura completamente fria, só de ela estar morna, já será capaz de gerar economia no consumo energético.

Nosso conselho é que você desloque a chave do seu chuveiro para o modo verão. Esse pequeno procedimento consegue poupar mais ou menos 30% da energia. Procure também tomar banhos mais rápidos e desligar o equipamento enquanto estiver se lavando.

2. Otimize a utilização do ar-condicionado

Vivemos em um país tropical. Durante alguns meses do ano, usar só os ventiladores para refrescar a temperatura da casa não é suficiente. É quando acionamos nossos aparelhos de ar-condicionado. Para dias muito quentes, não há dúvida de que esse eletrodoméstico é a opção mais poderosa para amenizar a sensação de calor.

Só que o ar-condicionado é responsável por um gasto energético que encarece bastante a conta de luz no final do mês. Para não se assustar com a fatura, veja algumas boas práticas que devem ser incorporadas na sua rotina:

  • mantenha todas as janelas e portas fechadas para que a temperatura proporcionada pelo ar-condicionado seja mantida, evitando que esse ar frio se perca;
  • antes de comprar esse equipamento, verifique se ele conta com a tecnologia Inverter. Essa funcionalidade reflete uma economia energética de até 40% em relação a um ar-condicionado split convencional. Quando a temperatura programada é atingida, o equipamento a mantém constante, com pouquíssima variação de energia;
  • confira se ele tem o selo de eficiência energética;
  • faça a limpeza do filtro regularmente. Diversos tipos de sujeiras se aglomeram ali, causando uma sobrecarga no aparelho.

3. Não abra a geladeira o tempo todo

Quando você for pegar algum alimento dentro da geladeira, pense em tudo o que quer e faça de uma só vez. Ao abrir e fechá-la o tempo todo, você aumenta a temperatura interna do eletrodoméstico, fazendo com que o gasto energético aumente para que ele se resfrie novamente.

Não coloque itens ainda quentes na sua geladeira, porque isso também fará com que ela consuma mais eletricidade. Observe como está a borracha de vedação da sua geladeira. Para tanto, você pode realizar um teste bem simples.

Pegue uma folha de papel e coloque-a entre a porta e a borracha. Feche a porta e puxe a folha. Caso o papel saia com facilidade, é porque a borracha não está desempenhando adequadamente o seu papel de vedação. Proceda assim por três vezes, na parte de cima, de baixo e na lateral da porta.

Além disso, nada de colocar roupas ou pano de prato para secar atrás da sua geladeira. Isso força muito o motor e aumenta consideravelmente o consumo de energia.

4. Troque lâmpadas por LED

Trocar as lâmpadas do seu imóvel, que são incandescentes ou fluorescentes, para as de LED é uma ótima forma de economizar energia no verão e em todas as outras épocas do ano. A iluminação que as lâmpadas LED de 10W proporcionam, por exemplo, é equivalente àquela proporcionada por lâmpadas fluorescentes de 15W ou pelas incandescentes de 60W.

Ou seja, a economia originada com a utilização da tecnologia LED representa quase 35% quando comparada à lâmpada fluorescente e 90% em comparação à lâmpada incandescente. A iluminação de LED constitui menos propagação de calor. Por essa razão, ela ajuda a climatizar o ambiente, impedindo que o lugar esquente por conta das lâmpadas acesas.

5. Instale um sistema de energia solar

Todo o território nacional conta com altos níveis de incidência de irradiação solar. Assim, somos uma nação com grande potencial para geração de energia solar. Esse tipo de energia é considerada a energia do futuro. O mercado de venda de sistemas fotovoltaicos está em plena expansão e não é à toa.

Quem produz energia solar usufrui de várias vantagens, como:

  • ser usuário de uma energia limpa, renovável e sustentável;
  • ter grande economia de recursos financeiros, que pode atingir até 98% do valor da sua conta de luz;

Então, a instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia solar é uma das alternativas mais eficientes e oportunas para quem busca uma solução prática de como economizar energia no verão. Os módulos solares captam os raios de sol e, com auxílio de outras peças do projeto, fazem a conversão da energia solar para eletricidade.

O investimento em energia solar, inclusive, é mais vantajoso do que muitas aplicações em renda fixa, quando analisadas as rentabilidades de cada uma dessas aplicações. O consumidor recupera o dinheiro investido entre 3 e 6 anos, enquanto o sistema fotovoltaico tem vida útil de, pelo menos, 25 anos. Ou seja, depois de conseguir o retorno do investimento, ainda restam cerca de 20 anos para você poupar nas despesas com a fatura de luz.

Agora que você já sabe que, entre outras boas práticas, a produção de energia solar é uma grande aliada para quem está pensando em como economizar energia no verão, continue a sua leitura com o nosso post sobre os 10 benefícios da energia solar que você precisa conhecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.