10 benefícios da energia solar que você precisa conhecer!

A energia solar ou fotovoltaica é aquela gerada a partir do calor e da luz dos raios do sol. Para isso, é preciso que as residências ou empresas instalem sistemas fotovoltaicos, o que gera uma grande economia na conta de energia elétrica e proporciona muitas vantagens.

Engana-se quem pensa que fazer esse investimento é muito caro. Muito pelo contrário, o baixo custo é justamente um dos benefícios da energia solar. Para se ter uma ideia, de acordo com uma reportagem da revista Época Negócios, o setor deve crescer até 44% no decorrer de 2019.

A seguir, vamos apresentar os principais benefícios da energia solar. Assim, você saberá mais sobre o assunto e, quem sabe, poderá pensar em fazer esse investimento, que é muito vantajoso. Acompanhe!

1. Tem baixo impacto ambiental

Os painéis fotovoltaicos, utilizados para captar a luz e o calor do sol, são fabricados em indústrias monitoradas, que não poluem o meio ambiente. Além disso, não existem motores que utilizem qualquer tipo de combustível, portanto, não há a liberação de poluentes no ar.

O impacto ambiental da energia fotovoltaica é zero, sendo essa uma excelente alternativa para as pessoas ou empresas que se preocupam com a preservação dos recursos naturais.

2. Apresenta energia inesgotável

A energia solar é de fonte inesgotável! Afinal, o sol não vai sair do lugar e nem deixará de existir. Por isso, vale a pena fazer o investimento, pois não se trata de algo que poderá acabar ou que depende de outros fatores, por exemplo.

Se você analisar a energia gerada por hidrelétricas, há variação de preço quando há menos recursos hídricos disponíveis, devido à escassez de chuva. Com a energia solar, isso não acontece.

3. Não ocupa espaço útil

Ao instalar um sistema fotovoltaico em sua empresa ou residência, não será necessário dispor de espaço físico para a utilização dos equipamentos. Isso porque eles são instalados nos telhados das casas ou prédios. Também há a possibilidade de eles serem instalados em áreas empresariais, como galpões e estacionamentos.

De tal forma, o espaço ocupado pelos sistemas fotovoltaicos não é utilizado no dia a dia da empresa. E, fora a compra dos equipamentos, não será necessário investir em nenhum tipo de adaptação para a ocupação do espaço físico da sua casa ou companhia.

4. Tem baixo custo de manutenção

Outro dos benefícios da energia solar é o baixo custo de manutenção. Trata-se de uma tecnologia simples, com uma vida útil extremamente longa e que exige mínimos reparos com o passar do tempo.

As células fotovoltaicas são bastante sofisticadas e são compostas de silício. Isso faz com que elas sejam muito duradouras, sem que seja necessário fazer substituições em um curto espaço de tempo.

5. É viável em locais afastados e de difícil acesso

A energia solar é viável em qualquer local! Por isso, até mesmo em áreas rurais e de difícil acesso, onde ainda não existe instalação de energia elétrica, podem ser instaladas placas fotovoltaicas. Exemplo disso é a Amazônia.

De tal modo, sítios, chácaras, fazendas e outras propriedades rurais, que ficam afastadas dos centros urbanos, também podem contar com os benefícios da energia solar.

6. Proporciona novos empregos

A energia solar também traz vantagens sociais! Com a grande procura e o crescimento do setor no Brasil, aumentará a demanda por mão de obra especializada na fabricação e instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Logo, mais empregos serão gerados por conta desse setor, diminuindo, assim, os índices de desemprego e vulnerabilidade social que existem em nossa sociedade. A sustentabilidade, portanto, ocorre em todos os sentidos e você contribuirá para isso ao fazer esse investimento.

7. Não faz barulho

Não é utilizado nenhum tipo de motor para captar a energia dos raios de sol. Logo, a atividade não é barulhenta e nenhum tipo de ruído é emitido no decorrer do processo.

Portanto, se você gosta de tranquilidade em seu lar e não quer ser incomodado por barulhos, não se preocupe! Você não terá nenhum problema nesse sentido!

8. Gera economia na conta de energia elétrica

É claro que você terá que fazer um investimento inicial para implantar os sistemas fotovoltaicos em sua casa ou empresa. No entanto, em poucos meses, o valor se paga, uma vez que a economia na conta de energia elétrica será muito grande.

Segundo um levantamento feito pelo portal IG, a diminuição na conta de energia elétrica varia entre 50% e 95% depois de ser instalado um sistema fotovoltaico. Isso é muito vantajoso, concorda? A sua conta de luz será muito mais barata e, depois que o sistema fotovoltaico estiver pago, você fará muita economia.

Essa economia é tão grande porque o Brasil é um dos países em que mais há a incidência de raios solares. Como somos privilegiados pela natureza, podemos tirar mais proveito da energia solar do que outros países, em que os raios não incidem de forma tão direta.

9. Apresenta possibilidade de financiamento da instalação

Você não precisa se preocupar se não tiver condições financeiras de arcar com o pagamento de um sistema fotovoltaico à vista. Isso porque diversos bancos e instituições financeiras já oferecem financiamento para essa finalidade.

A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, entre outros bancos, oferecem opções de empréstimos e financiamentos com juros baixos para que os equipamentos de energia solar sejam implementados.

10. Amplia a geração elétrica com facilidade

Se você tem uma empresa que, atualmente, dispõe de uma necessidade X de energia, mas que, futuramente, pode aumentar a demanda e expandir, também pode investir em sistemas fotovoltaicos.

Isso porque o sistema é modular e escalável. Dessa forma, é possível adicionar mais painéis solares, sempre que for necessário aumentar a geração de energia elétrica, por qualquer motivo.

São diversos os benefícios da energia solar e investir nisso é algo que traz muito retorno para as residências e também para as empresas. Por isso, não deixe de se informar mais sobre o assunto e pensar a respeito desse investimento.

Você pode continuar se informando sobre o tema lendo o nosso post que mostra o porquê de investir em energia solar ser uma boa alternativa no cenário econômico atual. Ele traz ricas contribuições sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.